Estética e Enredo: O que mais vos cativa num manga/anime?
+4
SofiaFlower
JujuKou
Tinoco
Lena_Dias
8 participantes
Página 1 de 1
Estética ou Enredo
Estética e Enredo: O que mais vos cativa num manga/anime?
como vi que não havia nenhum tópico semelhante, decidi criar porque acho que é um assunto interessante.
Quando vão ler/ver/jogar um manga/anime/jogo, o que mais vos puxa a atenção? A estética, ou o enredo?
Na minha opinião são ambos bastante importantes.
Como tenho preferência por mangás, vou exemplificar a minha escolha nesse contexto.
Num mangá, eu dou mais importância ao traço, que ao enredo. O manga pode ter um enredo fabulástico. Se eu não gostar do traço, não consigo ler. Por exemplo, nana. Toda a gente adora, e só diz bem, mas eu não gosto do traço, então não consigo ler.
Se for um manga com um enredo todo non-sense, mas tiver um traço bonito, eu gosto de ler, nem que seja só pra apreciar a beleza das personagens :3 Tipo Ouran, é totalmente non-sense na maioria dos capítulos, tem o cliché habitual de shoujo e harém , mas adoro o traço da bisco-hatori ^^
Os meus dois mangas perferidos são vampire knight, e amai akuma ga warau, ambos, na minha opiniao, preenchem ambos os quesitos de traço bonito, e de enredo awesome, mas de certeza que se o traço não fosse bonito, eu não leria /esóperderia
Deixem a vossa opinião (:
Quando vão ler/ver/jogar um manga/anime/jogo, o que mais vos puxa a atenção? A estética, ou o enredo?
Na minha opinião são ambos bastante importantes.
Como tenho preferência por mangás, vou exemplificar a minha escolha nesse contexto.
Num mangá, eu dou mais importância ao traço, que ao enredo. O manga pode ter um enredo fabulástico. Se eu não gostar do traço, não consigo ler. Por exemplo, nana. Toda a gente adora, e só diz bem, mas eu não gosto do traço, então não consigo ler.
Se for um manga com um enredo todo non-sense, mas tiver um traço bonito, eu gosto de ler, nem que seja só pra apreciar a beleza das personagens :3 Tipo Ouran, é totalmente non-sense na maioria dos capítulos, tem o cliché habitual de shoujo e harém , mas adoro o traço da bisco-hatori ^^
Os meus dois mangas perferidos são vampire knight, e amai akuma ga warau, ambos, na minha opiniao, preenchem ambos os quesitos de traço bonito, e de enredo awesome, mas de certeza que se o traço não fosse bonito, eu não leria /esóperderia
Deixem a vossa opinião (:
Última edição por Lena_Dias em 2012-08-28, 14:31, editado 3 vez(es)
Lena_Dias- S: Pelo Poder do Prisma Lunar!
-
Re: Estética e Enredo: O que mais vos cativa num manga/anime?
Devias ter posto a opcao ambas e a depende dos casos porque assim facilita a pessoa.
Para mim depende dos casos porque há animes que me cativam mais pelo visual e pelo estilo do desenhador (como junjou e sekaiichi hatsukoi) e outros que como vampire knight me cativam mais pelo enredo e por todas as voltas e reviravoltas. Quanto aos jogos,gosto de um jogo com um bom enredo mas tambem com um bom visual como Devil May Cry(ate ao 4).
Para mim depende dos casos porque há animes que me cativam mais pelo visual e pelo estilo do desenhador (como junjou e sekaiichi hatsukoi) e outros que como vampire knight me cativam mais pelo enredo e por todas as voltas e reviravoltas. Quanto aos jogos,gosto de um jogo com um bom enredo mas tambem com um bom visual como Devil May Cry(ate ao 4).
Tinoco escreveu:Devias ter posto a opcao ambas e a depende dos casos porque assim facilita a pessoa.
Adicionei só a depende dos casos, porque acho que se metessem "ambas" era obvio que toda a gente ia escolher essa. mesmo pra mim, importam ambas, apenas, se tiver de escolher entre um das duas perfiro o traço, na maioria dos casos.
No caso dos jogos...raramente me preocupo com o visual. Por exemplo em Pokémon, prefiro os 1ºs jogos , que são os que têm um visual menos apelativo. mas pokémon já tornou impossivel completar a pokedex, e daqui a nada está com over 9000 monstrinhos por tanto coise...
-
Sim realmente faz sentido
quanto à estética dos jogos,depende. Eu por exemplo chego a jogar jogos com quase vinte anos,e nao me importo com os graficos deles, olho só para a história e a maior parte deles nem historia têm mas gosto de os jogar de qualquer forma. Os jogos de agora são mais baseados nos gráficos e o enredo é por muitas vezes negligenciado,perdendo qualidade por isso. Ou isso ou copiam os enredos uns dos outros. Por exemplo,o jogo Chaos Legion da CAPCOM, a mesma produtora de DMC, é praticamente uma cópia da história de Devil May Cry, o que se torna chato,já para não falar que o boss final é quase impossível de passar o que se torna um pouco frustrante,e aí o jogo perde o interesse porque é uma mera cópia do outro. Nos animes,por vezes eles ligam mais também ao aspecto,como em Loveless que é tudo mais baseado no look dos personagens e em termos de história perdes um bocado o rumo,porque é toda ela muito confusa e só lendo o mangá consegues entender algo da coisa.
quanto à estética dos jogos,depende. Eu por exemplo chego a jogar jogos com quase vinte anos,e nao me importo com os graficos deles, olho só para a história e a maior parte deles nem historia têm mas gosto de os jogar de qualquer forma. Os jogos de agora são mais baseados nos gráficos e o enredo é por muitas vezes negligenciado,perdendo qualidade por isso. Ou isso ou copiam os enredos uns dos outros. Por exemplo,o jogo Chaos Legion da CAPCOM, a mesma produtora de DMC, é praticamente uma cópia da história de Devil May Cry, o que se torna chato,já para não falar que o boss final é quase impossível de passar o que se torna um pouco frustrante,e aí o jogo perde o interesse porque é uma mera cópia do outro. Nos animes,por vezes eles ligam mais também ao aspecto,como em Loveless que é tudo mais baseado no look dos personagens e em termos de história perdes um bocado o rumo,porque é toda ela muito confusa e só lendo o mangá consegues entender algo da coisa.
Tinoco escreveu:Sim realmente faz sentido
bons desses exemplos de jogos de só interessar pela jogabilidade é o mario bros. tu andas de world em world, há procura do castelo onde a princesa está.
hmmm da CAPCOM apenas gosto do "The Legend of Zelda: The Minish Cap". Pra mim a franquia Zelda, é a melhor em jogos. Bom enredo, bons gráficos, boa jogabilidade. Gosto imenso do enredo de Final Fantasy também, o Dark_Planet obrigou-me a jogar ;___; e acabei por gostar Aliás, ele chama-me Rena-chan, porque a princesa de um dos jogos tem esse nome *-*
Mas acho que os jogos também depende muito do jogo que é. Se for um jogo de luta, por exemplo, tekken ou street fighter, a única coisa que pensas é em andar à porrada com uns gráficos brutais.
Mas se for um jogo de aventura, aí,a trama é necessária pra conseguires compreender o que tens de fazer e passares o jogo
-
Se a animação ou a arte de um anime não é do meu agrado, é meio caminho andado para não gostar desse anime. Mas não me vou só pela estética, por exemplo, Denpa Onna to Seishun Otoko tem uma arte irrepreensível e eu não gostei da história nem do ritmo do anime. Pelo contrário, outro exemplo, Kimi ni Todoke: a arte das personagens não é a melhor, mas a história do anime fá-lo ser o que é.
Nos mangas é que, se não tiver uma arte minimamente boa, nem sequer começo a ler.
Mas a maior parte dos animes que vi satisfizeram-me quanto a estética e enredo. Acho que o mais importante é se passámos um bom tempo a vê-lo ou não. ^^
Nos mangas é que, se não tiver uma arte minimamente boa, nem sequer começo a ler.
Mas a maior parte dos animes que vi satisfizeram-me quanto a estética e enredo. Acho que o mais importante é se passámos um bom tempo a vê-lo ou não. ^^
JujuKou- S: Pelo Poder Cósmico da Lua!
-
Votei em: Depende dos casos.
Vou dar exemplos para 3 dos animes que vi: Sailor Moon, Samurai X e K-ON.
Considero o enredo muito importante, uma vez que é necessário haver uma história que cative, personagens que sejam devidamente trabalhadas e desenvolvidas. Uma certa preocupação com todo o desenrolar da acção. Isto tudo sem dúvida para mim é muito importante.
Por outro lado, acho que também é bom haver um equilíbrio a nível estético. Em Sailor Moon rendia-me aos vestidos e fatos, assim como os penteados. Em Samurai X por exemplo acho que a nível estético não me cativou assim muito, mas eu adorava a história e por isso adoro o anime. K-ON acho que foi tudo muito bem pensado, tanto a nível de história como a nível de estética. Tudo encaixava muito bem, tanto as roupas, como decoração em conjunto com os acontecimentos.
Por isso no meu caso depende mesmo muito.
Vou dar exemplos para 3 dos animes que vi: Sailor Moon, Samurai X e K-ON.
Considero o enredo muito importante, uma vez que é necessário haver uma história que cative, personagens que sejam devidamente trabalhadas e desenvolvidas. Uma certa preocupação com todo o desenrolar da acção. Isto tudo sem dúvida para mim é muito importante.
Por outro lado, acho que também é bom haver um equilíbrio a nível estético. Em Sailor Moon rendia-me aos vestidos e fatos, assim como os penteados. Em Samurai X por exemplo acho que a nível estético não me cativou assim muito, mas eu adorava a história e por isso adoro o anime. K-ON acho que foi tudo muito bem pensado, tanto a nível de história como a nível de estética. Tudo encaixava muito bem, tanto as roupas, como decoração em conjunto com os acontecimentos.
Por isso no meu caso depende mesmo muito.
SofiaFlower- Moderadora
-
Para mim a estética é muito importante. Vejo mais rapidamente um anime que tenha um traço de desenho que me agrade do que um que até possa ter um bom enredo mas que não me agrade visualmente. A primeira impressão é muito importante porque inicialmente, e como é normal, não dá para perceber muito da história e por isso, até que esta se desenrole, tem que haver algo que cative. Claro que se a história não prestar, a estética não vale de muito x)
Destiny- R: Pelo Poder Sagrado do Cristal Lunar!
-
Enredo. Sem sombra de dúvida.
Sinceramente, pouco me importa que um anime/manga tenha uma estética lindíssima, mas seja superficial. Para isso já existem séries reais, como Morangos com Açúcar e afins, onde os actores são bonitos e o conteúdo muito fraco.
O melhor exemplo que posso dar, dentro da animação, é Hoshi no Koe. É uma OVA lindíssima, mas muitas pessoas nem experimentam ver devido ao traço. Ora este trabalho foi todo produzido, realizado e concebido por uma só pessoa: Makoto Shinkai. É bonito, tem um enredo e uma banda sonora capazes de tocar qualquer coração humano.
Outro exemplo é Kaiba. Muitos abandonam esta espantosa série pela sua estética algo exótica. Um erro enorme, porque este anime é dos poucos exemplos actuais de pura originalidade e beleza na sua história.
Afinal de contas, é um pouco como tudo. Julgar um livro pela sua capa, julgar uma pessoa porque é menos bonita... é um erro. É claro que a estética tem o seu valor, e é sempre agradável ver uma boa animação, personagens bem feitas e atraentes. Mas, se tiver de escolher, escolho o enredo. Sem dúvida!
Sinceramente, pouco me importa que um anime/manga tenha uma estética lindíssima, mas seja superficial. Para isso já existem séries reais, como Morangos com Açúcar e afins, onde os actores são bonitos e o conteúdo muito fraco.
O melhor exemplo que posso dar, dentro da animação, é Hoshi no Koe. É uma OVA lindíssima, mas muitas pessoas nem experimentam ver devido ao traço. Ora este trabalho foi todo produzido, realizado e concebido por uma só pessoa: Makoto Shinkai. É bonito, tem um enredo e uma banda sonora capazes de tocar qualquer coração humano.
Outro exemplo é Kaiba. Muitos abandonam esta espantosa série pela sua estética algo exótica. Um erro enorme, porque este anime é dos poucos exemplos actuais de pura originalidade e beleza na sua história.
Afinal de contas, é um pouco como tudo. Julgar um livro pela sua capa, julgar uma pessoa porque é menos bonita... é um erro. É claro que a estética tem o seu valor, e é sempre agradável ver uma boa animação, personagens bem feitas e atraentes. Mas, se tiver de escolher, escolho o enredo. Sem dúvida!
Cito por completo a tua opinião. Mas julgo que é algo que só se adquire com o tempo/experiência. Também já fui apaixonada por mangas com uma arte linda e agora é algo que não dou muito valor ^^*Kaoru escreveu:
- Spoiler:
Enredo. Sem sombra de dúvida.
Relativamente a Hoshi no Koe, vi o anime e li a manga. Sei que a manga surgiu depois e nem é feita pelo Makoto Shinkai, mas sim pela Yumeka Sumomo (uma deusa da manga!). E, sinceramente, preferi esta versão simplesmente pelo final. Sei que já leste (não sei se concordarás comigo). A história é idêntica. Até ao final. Foi um pouquinho mais além e eu fiquei toda derretida. Foi fantástico
A grande maioria das mangas de hoje em dia tem uma arte fabulosa. Enredo? Nem vê-lo. É simplesmente mais do mesmo, é mais uma história óbvia/cliché/modelo. Estou tããããõ enjoada disso por ter lido tudo e mais alguma coisa... Tanto que me voltei para os clássicos e wow... Li há pouco tempo Kanata Kara, uma manga de 1991, que tenho a certeza que 90% das pessoas cá do fórum não iriam ler. A arte não é nada de extraordinário, apesar de eu a considerar bonita. A história parece cliché. O incrível é que está tão bem feita, tão bem construída, que uma pessoa fica boquiaberta. Aí mostra como os clichés devem ser usados (provavelmente surgiram com esta manga e depois tornou-se algo sobre-usado) e foi algo tão refreshing que nunca hei-de esquecer. Outra manga que até achei engraçada (nada de extraordinário, mas deu para sair do habitual) foi Densha Otoko - Net Hatsu, Kakueki Teisha no Love Story. Arte? Admito que é bastante coisinha. O enredo foi bastante divertido. Agora um exemplo de anime... Lembro-me de Katanagatari. Anime de 2011, bastante recente, com uma história incrível. A arte era engraçada, excepto num aspecto: os olhos. Eram muito muito esquisitos. Recomendei este anime a tanta gente e poucos tiveram coragem de ver porque diziam que os olhos faziam impressão. A mim também me fez ao início. Não são os olhos de anime/manga que estamos habituados. Mas valeu bem a pena o esforço. A história é mesmo incrível e foi o único anime capaz de me retirar do meu jejum de animes quando nenhum outro conseguiu. Conclusão: não se deve julgar um livro pela capa.
Mas dar preferência à arte acima do enredo é algo bastante comum. Por exemplo:
- Spoiler:
- Exemplos de mangas recentes com um enredo banal? Posso dar imensas. Special A, Koukou Debut, qualquer treta da Ikemada Go, 100% Perfect Girl (a arte é qualquer coisa do outro mundo), Kaichou wa Maid-sama. A arte é interessante e tal e coiso. Mas não me retira a desilusão que tive a ler essas mangas (até tive que me forçar para acabar de ler algumas). Outras desisti mesmo (incluindo Vampire Knight). E até me atrevo a dizer que Vampire Knight não só não tem enredo decente (li até certa parte e estava a gostar. Depois não sei que raios se passou pela cabeça da autora), como tem uma arte medíocre e inferior a outros trabalhos da mangaka (que eu até gostava, mas desceu na minha consideração)... Ouran foi outra desilusão. Não podia ter acabado de outra forma? A sério, tinha que ser tão previsível?
Mangas com enredo que realmente se destacou? Qualquer coisa da Yumeka Sumomo (conseguiu meter-me a chorar com Watashitachi no Shiawase na Jikan, que tem 8 capítulos. E rara é a manga dela que não consegue repetir a proeza), Kimi wa Pet, Cat Street, Ludwig Kakumei, Kare Kano, Kanata Kara, Basara, Rurouni Kenshin, Mars, praticamente tudo o que seja considerado clássico, The Tarot Cafe (manhwa! Há algumas tão boas e ninguém olha para elas por causa da arte), sei lá... Não digo algumas das minhas favoritas, porque tenho noção que não são nada de especial. Apenas são fofas e tal e achei-lhes piada.
A originalidade agora é quase inexistente e compete aos autores conseguirem trabalhar com os "clichés" e reinventá-los. Infelizmente, não andam a conseguir e então ficam-se pela arte bonita, que acaba por ser o ponto que as torna famosas. Mas pronto, opiniões acerca do estado deplorável da manga que, apesar de ter mais fãs, nunca mais conseguiu atingir o auge que tinha há uns anos atrás. Devido a esta crise que se passa no mundo da manga, acredito mesmo que a arte não é a solução, mas sim o enredo.
Kristea- Ganhei o Concurso de Wallpapers!
-
Na verdade, já havia um tópico relacionado ^^' e só relembro bem porque foi numa altura que estava a falar disso com a Janinha e lembrei-me de pedir uma opinião... mas tudo ok, o título não ajudava.Lena_Dias escreveu:como vi que não havia nenhum tópico semelhante, decidi criar porque acho que é um assunto interessante.
Como houveram já 7 votos... não sei se os una. Depois discuto isso a administração.
Dumpling* escreveu:Na verdade, já havia um tópico relacionado ^^' e só relembro bem porque foi numa altura que estava a falar disso com a Janinha e lembrei-me de pedir uma opinião... mas tudo ok, o título não ajudava.Lena_Dias escreveu:como vi que não havia nenhum tópico semelhante, decidi criar porque acho que é um assunto interessante.
Como houveram já 7 votos... não sei se os una. Depois discuto isso a administração.
oh eu procurei no "buscar" e não encontrei nada , por isso é que criei este :s
-
Kristea escreveu:Relativamente a Hoshi no Koe, vi o anime e li a manga. Sei que a manga surgiu depois e nem é feita pelo Makoto Shinkai, mas sim pela Yumeka Sumomo (uma deusa da manga!). E, sinceramente, preferi esta versão simplesmente pelo final. Sei que já leste (não sei se concordarás comigo). A história é idêntica. Até ao final. Foi um pouquinho mais além e eu fiquei toda derretida. Foi fantástico
Já li sim, Kristea! Também gostei mais do manga do que da OVA, mas, no fundo, só conheci o manga através desta. E o trabalho original está todo no anime, daí lhe dar tanto valor. E a banda sonora, céus, tão bonita!
Kristea escreveu:Outra manga que até achei engraçada (nada de extraordinário, mas deu para sair do habitual) foi Densha Otoko - Net Hatsu, Kakueki Teisha no Love Story. Arte? Admito que é bastante coisinha. O enredo foi bastante divertido.
Concordo plenamente. É outro exemplo fundamental. ^^
E, na área do manhwa, posso dar o exemplo de The Poet Who Buys Words.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos